sexta-feira, abril 27

Sutilmente, falando a verdade


Acho que estou ficando velha, é devo estar. Antigamente as pessoas eram mais livres. Tenho saudade desse sentimento! A liberdade era tão natural, os relacionamentos eram de verdade, tinha aquele quê de romance. O olhar no olho, o sentir com a voz. Tinha a paquera, a conquista, a forma de querer bem que com uma inocência impar ia se tornando quase cinematográfica. Adoro cinema.

De quando sou? Dos anos 80. 1983 meu ano de nascimento. Parece que nem faz tanto tempo assim, não é? Fui criança, brinquei de boneca, subi no telhando, fiz trilha de bicicleta e joguei muito vídeo game. Sonic era meu jogo favorito, lembro bem. Cresci ao som de É o Tchan, que antes fora gera samba.

Na minha adolescência tive paixonites agudas, entendi o que era ficar, namorar, beijar. Mas, ratifico, era tudo diferente. Existia o frio na barriga ao avistar o menino mais bonito da escola, que por vezes nem sabia que eu existia. E as paixões impossíveis?  É! Definitivamente não pulei etapas. Vivenciei cada idade com a intensidade que ela me permitia.

Ninguém mais lê o pequeno príncipe, nem que seja por e-book. Hoje a inocência está sendo pautada com malicia. A idade adulta chega cedo. Os sonhos estão tão consumistas e tão vazios. E há quem diga que a minha geração, a geração Y melhor dizendo, já tinha sido avançadinha em certos aspectos.

Pasmo ao ver crianças gravidas. Na minha escola tinha meninas que engravidaram cedo também, mas hoje, não é o sexo que está errado, e sim, a maneira como tudo está sendo conduzido. O desejo é gritante, e, é muito bom desejar e se sentir desejado. Mas o importante mesmo é ter todo o jogo de sedução peculiar a cada idade. Pulando etapas terminaremos por burlar qualidade.

O toque. O descobrimento do toque sem pudor, eis o mais importante. A magia de ir descobrindo o próprio corpo e o do parceiro é mais gostoso quando feito lentamente. Aos poucos, quando descobrimos também o que almejamos da vida. Quem somos...

Na adolescência parece que a vida da gente vai acabar em um segundo e temos que viver tudo, com intensidade, e rapidamente. Terminamos por perder o melhor do premio que é a forma de nos conduzirmos até ele.

Hoje percebo que há uma enxurrada de informações, todos são detentores de um saber ser que termina por gerar mais confusão do que comunicação. Quem está nos ensinando que tão importante quanto usar um preservativo é ter um elo interessante com o nosso parceiro? Alguém se esqueceu de falar que para se ter um sexo prazeroso a ligação emocional é fundamental. Com isso não estou querendo dizer que é necessário casar para poder ter um relacionamento sexual saudável, porque iremos terminar por repetir o erro dos nossos antepassados que ao se casarem rapidamente aniquilavam toda forma de sentir prazer, por simplesmente se desconhecer... Quiçá conhecer o outro.

Os distúrbios sexuais estão lotando as salas de espera dos terapeutas. Porque tanto problema por algo que faz tanto bem ao ser humano? É o que vivo me perguntando.  Alguém já parou para perceber o parceiro hoje? É importante cultivar a admiração, o jeito de falar, aquela forma especial que ele tem de sorrir com olhos entreabertos. A maneira calma de caminhar. A garra para lutar por seus ideais. O cuidar com a família. Já notou como aquele defeito e a forma de brigar com você pelo seu atraso é um charme? E a inteligência? Alguém discute Clarice Lispector melhor do que ele? Isso tudo sem falar no gosto musical...

É isso que está faltando. Não precisa mandar rosas. Não precisa comprar um carro novo após uma briga. O que realmente encanta é a simplicidade. Um recado no mural do face book. Torpedos para celular só para mandar um oi. Um abraço gostoso ao se encontrar. Tão simples e tão eficaz.

É definitivamente estou envelhecendo. Estou a cada dia me importando com coisas mais simples, esquecendo certos valores monetários. Adorando a gentileza. A vida está me proporcionado mais qualidade mesmo trabalhando e estudando por longas horas. A vida está sorrindo para mim. Minhas relações? Ah, essas estão cada vez melhores...


Nenhum comentário:

Postar um comentário